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    Mensagem  BrunoBPS Qua Jul 15, 2009 10:27 am

    A indústria de games
    Um ping pong entre estagnação e inovação


    Jogos e Arte Speed_comparison

    Uma coisa é certa: existe, de fato, um grande número de jogadores que demonstra uma atitude “blasé” — desinteressada mesmo — em relação a uma prática que representa o modus operandi não apenas na indústria de games, mas em qualquer setor que tenha como alvo principal o lucro: a de dar uma nova roupagem a algo já bastante desgastado.

    Okami: belo, mas pouco rentável. Além disso, conforme colocam os desenvolvedores Michaël Samyn e Auriea Harvey (The Graveyard e The Path em entrevista ao site Kotaku.com, “a tecnologia de games evolui constantemente para criar meios ainda melhores de se fazer arte interativa”. A dupla ainda enfatiza que os video games representam uma mídia tremendamente promissora quando se trata de criar conceitos artísticos.

    Mas, afinal, porque jogos puramente artísticos dificilmente atingem vendas estratosféricas? Segundo o designer Jason Rohrer, porque existem hoje padrões absolutamente consolidados dentro da indústria. Padrões que ditam o que é um game e a forma como um game deve ser jogado. “Nós estamos tentando levar a mídia [games] para dentro de um território mais significativo, mas nós ainda não chegamos a uma solução de como fazer isso e preservar as características que fazem dos games uma mídia interessante”, afirma Rohrer ao site Kotaku.com.

    Belos e rentáveis
    O “mainstream” também pode ser criativo

    Isso possivelmente poderia explicar o sucesso de jogos que, mesmo flertando com conceitos artísticos ou excêntricos, ainda são capazes de garantir boas vendas. Um bom exemplo dessa feliz mistura poderia ser Braid, a bem sucedida mistura entre arte, jogabilidade clássica e mundos de fantasia da desenvolvedora Number None Inc. Além de conter um inegável apelo criativo, o jogo ainda mostra claramente que gráficos de última geração não são um elemento obrigatório na equação que define um game de sucesso.

    Ou, quem sabe, também se possa citar a bem sucedida franquia LocoRoco, que desembarca uma jogabilidade alternativa, enquanto não prescinde totalmente do legado de outros tantos jogos que vieram antes. Em outras palavras, particularmente, as utilizadas pela dupla da Tale ao Tales: “a indústria de jogos é muito bem organizada e bem sucedida com o seu próprio ecossistema”.


    Afinal de contas, realmente não existe problema algum em garantir horas de diversão simplesmente estourando miolos em Gears of War ou destruindo insidiosos deuses em God of War. Quer dizer, se é bem verdade que alguns jogos simplesmente pecam pela superficialidade ou previsibilidade da trama, é certo que se pode encontrar hoje uma aprazível mistura entre o que de melhor existe nos video games com o sumo da arte.

    Isso nos permitiria pintar um quadro que, talvez, represente uma possível transição. De um lado, jogos com mecânicas simples, consagradas e previsíveis. De outro, pérolas de arte pura sem muito apelo comercial, mas que de alguma forma representam uma tendência. E, em uma instável e mal definida zona intermediária, alguns exemplos que conseguem colher o melhor dos dois extremos.

    Bem, e quanto ao futuro dos games? É o jogo? É a arte? Ou seria tecnologia, conforme os consoles se tornam mais e mais interativos? De qualquer forma, é certo que a indústria ruma para algum lugar, conduzida por vertentes quase antagônicas. E isso certamente afetará a forma com nós jogamos videogames.

    Arte, criatividade, tecnologia... o que vai ser?



    E você, o que pensa disso? É possível vislumbrar um cenário em que concepções artísticas possam ganhar mais destaque nos games? Ou será mesmo que as coisas continuarão a ser ditadas por padrões conhecidos ganhando novas roupagens com gráficos de última geração? Deixe a sua opnião!

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